CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
ADOLESCÊNCIA/JUVENTUDE ( 14 – 22 anos)
Mudanças de comportamento e de humor são sintomas comuns entre os jovens que estão deixando a infância. “Eles convivem com uma intensa alteração hormonal. Nessa faixa etária, o cérebro passa por uma reestruturação do sistema límbico, que é ligado aos sentimentos. É por isso que eles têm tantas variações de humor. Apesar de normal, a fase merece atenção especial, uma vez que os resultados dos conflitos entre pais e filhos podem ser prejudiciais.
Numa época em que reina a falta de limites, um relacionamento estreito e a abertura do diálogo são instrumentos fundamentais para que os educadores colaborem com os adolescentes e eles consigam enfrentar esta etapa da vida. Já os pais devem deixar os rótulos de lado e parar de ver apenas os defeitos. O ideal é oferecer aos jovens a oportunidade de mostrarem seu valor, qualidades e habilidades.
Doenças mais comuns:
Distúrbios psiquiátricos, obesidade, transtornos alimentares, alcoolismo, dependência química, distúrbio game, depressão, ideação suicida, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade entre outros.