DESENHO E PINTURA NO TRATAMENTO
COR E FORMA A SERVIÇO DA TERAPIA
A cor é uma informação visual, gerada por um estímulo externo, que é percebido pelo olho e interpretada pelo cérebro.
Quando um indivíduo produz algo com cores, seja por meio de tinta liquida ou pastosa ou até mesmo giz colorido ou lápis de cor, o cérebro terá ai dois tipos de estímulos. O primeiro é a fase da produção, na qual serão estimulados setores responsáveis pela concentração, pela motricidade e pelas variadas percepções cromáticas em si.
Depois da produção finalizada inicia-se aí uma segunda fase de estímulo cerebral, a obra pronta traz uma sensação positiva de alegria e nesse momento uma parte do cérebro denominada sistema límbico é ativada, parte essa que é responsável pelo controle das emoções e do estresse. Esse sistema também tem uma região específica responsável por proporcionar sensações de prazer: o chamado circuito de recompensa.
Para que o cérebro possa finalizar essa tarefa de transmitir esse prazer, causado pela finalização da obra de arte, esses impulsos elétricos que inicialmente foram ativados numa parte do sistema límbico, passam pelo circuito de recompensa até chegar na parte responsável pelo planejamento de atividades.
Como os neurônios não se comunicam autonomamente, precisam da ajuda de uma substância que faça essa ligação, substância essa chamada de neurotransmissor que transforma impulsos elétricos em sinais químicos, sendo nesse caso específico a dopamina. É a liberação da dopamina que causa a sensação de prazer.
A produção da dopamina é responsável por importantes funções como: movimento; memória; recompensa agradável; comportamento; cognição; atenção; sono; aprendizagem e humor.
Por isso, trazer a cor para a vida, através da arte, é um grande exercício para o próprio bem-estar. Esse recurso está ao alcance de todos, homens, mulheres, crianças, jovens e idosos.
Não é necessário ser um artista ou ser portador do que muitos intitulam dom, o importante é dar o primeiro passo, ou melhor, a primeira pincelada e desfrutar desse maravilhoso mundo das cores, que está por toda parte e que pode ser de grande benefício.
Se deixar de lado a autocritica e a crítica alheia e se aventurar a enfrentar sem medo, sem expectativas e com esperança uma tela em branco, terá a certeza que o inesperado e o inusitado podem acontecer. Deixe que seus sonhos e suas fantasias se tornem visíveis e possam fazer parte da vasta pinacoteca da vida.
Técnicas Variadas para diferentes demandas Terapêuticas
Desenho Terapêutico
O desenho pode ser usado tanto como diagnóstico quanto como intervenção. O desenho é uma ferramenta estruturante quando o caso é reorganização. Como exercício cerebral de neuroplasticidade, ativação da memória e foco, é insuperável.
- Desenho para Diagnóstico
O desenho oferece uma exitosa comunicação não verbal do paciente para o terapeuta preparado para a devida leitura.
- Desenho para Intervenção
As intervenções podem ser controladas e específicas podendo o terapeuta atuar de forma precisa e eficaz.
- Desenho para Regressão
A regressão com o desenho acontece no campo simbólico, mas a reação é muito diferente de paciente para paciente.
- Desenho para Ativação Cerebral( Preventivo)
No desenho de ativação cerebral o paciente é conduzido a sua fase mais inicial, o elo perdido onde deixou de desenho. O processo é estruturante e vem conduzindo o paciente numa vida paralela do desenho não vivido. Em casos de intervenções com adultos esse processo vai atravessando toda a vida até trazer no campo do desenho o paciente para o momento atual. Por ser projetivo as mudanças no campo do desenho são incorporadas ao sistema de vida do indivíduo.
Pintura Terapêutica
O objetivo da prática da pintura nas sessões de neuroarteterapia é oferecer ao paciente experimentar seus afetos e poder reconhecê-los aumentando o conhecimento de si mesmo. A viagem começa no coração e se expande para o cérebro.
O resultado da produção pode-se chamar de radiografia da alma, o processo além de projetivo, motiva e eleva de maneira sensível a autoestima do paciente. Sem se falar nos benefícios neurais e de socialização.
Tudo é pensado, muitas técnicas, muitas informações, para garantir absoluta liberdade de expressividade a quem se aventura, minimizando assim o medo de fracassar. Lograr êxito estimula a criatividade, reforça a confiança e por fim colabora no aumento da autoestima.
Técnicas Terapêuticas de Pintura Aplicadas
- Técnica de Planos Cromáticos-Figura e Fundo
Indicação Terapêutica:
Essa técnica é muito forte e impactante pois o paciente consegue ver sua ideia tão realista como a imaginou, a emoção é tão profunda que marca e promove uma alegria por ter conseguido falar aquilo que desejava mas não sabia que teria capacidade para isso. Muito indicado para pacientes que sofrem de perda de memória como na primeira fase do Alzheimer, bem como nas demais demências nos estágios iniciais. Pacientes que sofrem fortes desajustes emocionais, estresse, alto nível de ansiedade e fobias. É uma maravilhosa ferramenta para pacientes com “Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”. Pacientes que passaram por traumas ou estejam sob alguma dependência.
- Técnica Kratzen
Indicação Terapêutica:
Muito indicado para paciente de Parkinson em todas as fases, esses pacientes precisam aprender a viver uma nova vida por causa das limitações de mobilidade entre outras. Além de ser um rico exercício motor cerebral, essa técnica, auxilia muito na aprendizagem da desconstrução, desapego, mudança de olhar, mudança de paradigma, entrega a desafios e contato com a criatividade. Por fim uma grande satisfação de ser capaz de produzir algo belo, tendo grande elevação da autoestima. Indicado também para pacientes que sofrem algum tipo de bloqueio, medos, fobias e precisam trabalhar perdas. Muito boa para pessoas que precisam recomeçar.
- Técnica Expressão Monocrômica
Indicação Terapêutica:
Essa técnica é uma valiosa intervenção que combina controle e liberdade total numa só ação. Do ponto de vista neurológico é um rico exercício no qual os dois hemisférios esquerdo e direito são usados em profunda parceria na mesma ação. Disciplina e liberdade fazem parte dessa intervenção. Essa intervenção é indicada para pacientes que precisam resgatar a segurança, autoestima e confiança, vencer desafios, bloqueios e ansiedade. A motricidade é muito bem trabalhada com a criação de novas texturas. Muito indicada para pacientes em geral que precisam desabrochar e fazer uma viagem para dentro.
- Técnica Base molhada
Indicação Terapêutica:
Trata-se de uma viagem cromática no mundo das emoções. É uma espécie de composição de “música” tonal sem partitura. Pintar de improviso. Muito indicada para pacientes que sofrem de depressão, fobias, ansiedade e estresse em geral. Rica ferramenta para desbloqueio, equilíbrio de emoções, aumento da autoestima, mudança de crenças, observações das possíveis transformações.
É um processo que colabora no equilíbrio emocional do paciente.
- Técnica Gestual( Livre ou supervisionada)
Na técnica livre a supervisão não faz intervenção verbal, na supervisionada existe uma proposta de se trabalhar alguma demanda específica do paciente.
Indicação Terapêutica:
Por trabalhar de forma cromática questões dos pacientes, é muito indicada para momentos de crise e fases de dificuldades agudas. Esse processo é calmante e acolhedor operando de forma verbal e não verbal.
- Técnica de Construção Espontânea ( programada ou livre )
Ambos os caminhos são carregados de espontaneidade e muita emoção. Poderíamos fazer uma pequena analogia à realização de uma festa, se ela for planejada foi a realização de um desejo, mas se for surpresa será o impacto de uma alegria espontânea do momento.
Indicação Terapêutica:
É uma técnica perfeita para trabalhar o potencial criativo de qualquer pessoa. Trabalha questões como reorganização, entendimentos das fases e processos, percepção de que novos conhecimentos podem gerar mudanças positivas, controle da ansiedade, elevação da autoestima. Essa intervenção terapêutica pode ser considerada mais avançada. O ganho cerebral é imenso , mas só é possível ser aplicada por neuroarteterapeutas experientes.
- Técnica Background
Indicação Terapêutica:
Muito indicada para aqueles que necessitam ser expostos a novos desafios, o encontro com o novo. Aqui observa-se o ganho de uma nova visão, um tipo de reconstrução do olhar. Por ser instigante e de resultados mágicos, é muito indicado para elevação da autoestima. Pacientes com processos depressivos podem facilmente entrar em contato com seu potencial criativo.
Pastel Seco Terapêutico
Na neuroarteterapia o pastel seco terapêutico age como um curativo emocional para pacientes em crise. Seu manuseio versátil oferece uma vasta lista de opções técnicas que de uma certa forma toca de maneira irresistível o coração de todos.
- Pastel Seco, orientado/ Controle da ansiedade e hiperatividade.
- Pastel Seco, orientado/ Construção e Recuperação da Autoestima.
Lápis de Cor Terapêutico
Indicado para Bloqueios
Na neuroarteterapia o lápis de cor utilizado tem o mesmo resultado do lápis preto, porém ao se introduzir o elemento cor, outras instâncias cerebrais são acionadas. A cor trabalha emoções e muitas questões são trazidas para o processo.
- Técnicas com Lápis de Cor Aquarelável Seco
Indicação Terapêutica:
Pacientes com perda de memória como Alzheimer, déficit de atenção e hiperatividade, depressão episódica e distimia, assim como demências em geral.
- Técnicas com Lápis de Cor Aquarelável Molhado
Indicação Terapêutica:
Pacientes que precisam acostumar-se com perdas, mudanças, quebra de paradigmas e reinício de vida e atitudes, ganham muito com essa técnica. Pacientes de Parkinson, enfim todos que precisam se aventurar a novas mudanças.
- Técnica em Têmpera Guache
Indicação Terapêutica:
Para pacientes que sofrem com a perda de memória como na maioria das demências, assim como pacientes acelerados, ansiosos e hiperativos. Muito indicado para idosos. O processo inicial é muitas vezes de difícil aplicação, mas vencendo essa fase é um santo remédio.
- Técnica Mista -Lápis de Cor sobre base de Têmpera Guache
Indicação Terapêutica:
Pacientes que precisam trabalhar a aceitação podem ser muito beneficiados com essa técnica. É uma técnica que cresce durante o processo e por fim arrebata o coração daquele que persevera. Muito bom para pacientes que sofrem de compulsões. Muito indicado para adolescentes e jovens viciados em jogos digitais. Muito indicado para pacientes que precisam de uma motivação especial para sair da apatia. O envolvimento é garantido.
Pintura Digital Terapêutica
a pintura digital terapêutica é uma ferramenta muito eficaz, pois ela entra no mundo virtual do paciente, estabelece o contato com suas emoções e sentimentos, oferece-lhe acolhimento e segurança e depois assume a tarefa de resgatá-lo para o mundo real, fornecendo-lhe ferramentas para retomada da sua vida funcional e seu equilíbrio emocional.
Indicação Terapêutica:
Para os indivíduos que sofrem algum tipo de compulsão digital dos jogos / intoxicação digital. Em casos de crianças e adolescentes compulsivos a aceitação do processo é grande, tendo em vista a familiaridade da linguagem e atração pela interface.
Colagem Terapêutica
As colagens podem ser de “ Regressão de Memória“ ou de “Desapego e Superação”. O exercício do recorte exige uma motricidade muito exercitada, para as pessoas que não possuem essa habilidade esse tipo de intervenção pode ser bem penosa, porém rica, estimulante e com o tempo pode se tornar até mesmo lúdica.
Na neuroarteterapia esse recurso é muito utilizado e é considerado produtivo. A colagem possui fins expressivos por si só, como também é bem empregada nas amplificações simbólicas de conteúdos inconscientes registrados através de outras técnicas artísticas. É considerada uma atividade multiplicadora e ao mesmo tempo colar é criar vínculos.
- Colagem Terapêutica de Desapego
- Colagem Terapêutica de Regressão
Além das atividades terapêuticas realizadas no Núcleo Baiano de Saúde Integrativa, a Fundação de Neurologia e Neurocirurgia/Instituto do Cérebro da Bahia, desenvolve em parceria com o Afflorar/ Cor e Forma Desenvolvendo Potencial Humano Bahia, projetos sociais de prevenção, reabilitação e inclusão colaborando com melhora da saúde neural, mental e emocional de alguns segmentos da sociedade. Dois deles em fase de implantação: “Conexão Design” e “Craque por Crack”.
Conexão Design é um projeto preventivo para ativação cerebral de alunos da escola pública através do desenho.