NOVO MODELO " Organizacional de Gestão"
Na maioria dos casos neurológicos de doenças degenerativas, o maior desafio para os pacientes é conviver com duas perdas limitadoras: a memória e movimento voluntário. A neuroarteterapia entra para trazer uma melhor qualidade de vida para o paciente. Especializada na realidade neuronal, utiliza a arte na sua profundidade para regenerar, reconstruir, reabilitar, através de intervenções focadas e controladas a memória e os movimentos dos pacientes que se encontram em tratamento neurológico. Não obstante questões de ordem emocionais e interpessoais são trabalhadas resultando assim num movimento mais completo onde corpo e alma se unem para um melhor viver.
Todo o processo é baseado na metodologia da reengenharia que é uma ferramenta eficaz da Ciência da Administração. (O conceito de reengenharia foi elaborado pelo americano Michael Hammer, professor do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), para definir idéias referentes a um novo modelo organizacional de gestão.
No caso desse grupo alvo de pacientes, a reengenharia das emoções, é muito apropriada para o uso próprio, com o intuito de redimensionar a gestão da própria vida.
- repensar valores (autoconhecimento)
- quebrar paradigmas (morte da crença limitante)
- desenvolver potencialidades latentes (sombras positivas)
- gestão de relações (complexos parentais)
- gestão de novos costumes (Inovar)
- busca de desafios (Jornada do Herói)
Para se chegar ao desafio principal que é reconquistar a memória, o movimento voluntário, e a sua mental e emocional o paciente seguirá a proposta da jornada do Herói usando a arte. Sem espadas e dragões ele usará lápis, pincel, paste seco e muitos outros materiais complementares.
FASES GENÉRICAS DAS INTERVENÇÕES
Descoberta do Anjo
Identificação, aceitação e reconhecimento
Busca da Autoestima
A retomada da confiança e da esperança.
Jornada do Herói
Entender os desafios como interessantes passos para o fortalecimento e engrandecimento da coragem de vivenciar, as lutas de cada dia.
Superação
Ser feliz mesmo na tempestade